Eucaristia.
O Sacramento da Eucaristia é o segundo sacramento da vida cristã. Os ensinamentos cristãos que preparam a criança para receber a Eucaristia pela primeira vez tem início, como regra, após os nove anos de idade.
Entretanto, se a criança já possui sete anos, sabendo ler e escrever merece desde logo, receber os ensinamentos da vida cristã e se preparar para receber a Primeira Comunhão.

Os ensinamentos que prepara as crianças para receber a Primeira Comunhão chama-se catequese.

A importância da catequese
A catequese consiste no aprendizado de crianças, em seus primeiros anos de vida, a respeito dos ensinamentos de Jesus.

Ao contrário do que muitos pensam a catequese não começa na Igreja, mas na própria casa da criança, onde seus pais dão início às primeiras orações, procurando ensinar a seus filhos, a importância da oração e também, apresentando as pessoas de Deus Pai, o Filho Jesus Cristo, o Espírito Santo e Maria, a Mãe de Jesus.

Quando a criança completa 7 (sete) anos, possui discernimento do que é certo ou do que é errado, quando sabe ler e escrever, então seus pais fazem sua inscrição na comunidade católica, a fim de que a Igreja promova os ensinamentos a que Jesus nos ensinou e incumbiu aos discípulos e a igreja.

Disse Jesus a seus discípulos: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.(Mt. 28.18)

Essa missão de evangelizar é papel da Igreja e da família que realizam juntos o Plano de Amor de Deus, com o propósito de construir um mundo cada vez mais justo, solidário, fraterno e cheio de Paz.

A catequese consiste num conjunto de ensinamentos sobre a criação do mundo por Deus, nos ensinamentos de Jesus e no Plano de Salvação que ele nos apresenta.

Jesus quer que cada um de nós vivamos de acordo com a verdade, pois ele afirma: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. (J.14-6)

E Jesus ainda diz: “Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. (J.836).

Fazendo a catequese, vivendo a Palavra de Deus seremos felizes porque o Amor de Deus nos transforma, nos anima para a Vida, nos conforta e nos consola nos momentos difíceis.

O Senhor Jesus nos ensina pela Fé, a superar todas as situações de tristezas, de infelicidade e falta de amor. Sempre quando uma pessoa buscava uma Palavra de conforto ou até mesmo a cura, logo que alcançava a graça, Jesus afirmava: “Tua fé ti salvou”.

Se meditarmos a Palavra de Deus dia a dia, o Senhor irá nos fortalecer, derramará seu Espirito Santo e nos dará uma Fé inabalável.

É esta fé que a Igreja prega e quer que cada criança, jovem e adulto busque e viva no dia a dia.

O ano da Fé
Atualmente, na nossa Santa Igreja Católica, temos ainda uma grande alegria porque o Santo Padre, o Papa Bento XVI, decretou no último dia 11/10/2012, o Ano da Fé.

O Santo padre convida toda a Igreja para relembrar os compromissos assumidos com o Senhor, meditar a Palavra de Deus e viver essa Palavra, evitando que as falsas doutrinas pregadas por muitas seitas, possam abalar a nossa fé e desviar-nos do Caminho do Senhor.

O Santuário São Judas Tadeu, cumprindo a missão de ser instrumento de evangelização, convida a todos os fieis, devotos, peregrinos e aqueles que precisam receber a formação da Santa Doutrina da Fé Católica, para viver a Fé Apostólica a que Jesus incumbiu aos discípulos e a sua verdadeira Igreja.

A catequese forma cidadãos para a vida

A catequese além de formar crianças, jovens e adultos para viver a Fé e os ensinamentos de Jesus, forma cidadãos, cristãos comprometidos para serem instrumentos de amor e de Paz.

Cada um que recebeu a formação adequadamente saberá em sociedade, respeitar uns aos outros, propagando o amor que recebeu do Senhor e da Igreja, respeitando as diferenças existentes na pessoa humana.

Como cidadão, o cristão católico dará o exemplo firme dos ensinamentos que recebeu e contribuirá com os seus exemplos para construir uma sociedade justa, solidária e fraterna.

Maiores informações poderão ser obtidas na secretaria do Santuário, por meio do Tel: 2609-5528, ou ainda por e-mail: contato@santuariosaojudastadeu.com.br. Consulte também o nosso sit: www.santuariosaojudas.com